O seu site está pronto para receber o Google AdWords?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem utiliza a ferramenta do Google AdWords tem como objetivo levar o visitante a um website, seja uma Landing Page ou a página de um produto específico. O que muita gente não sabe é que um grande fator para uma campanha de sucesso no Google AdWords vai além do conhecimento profissional da ferramenta: está no próprio site.

Existem alguns fatores essenciais a serem levados em conta na criação de um website para que ele ofereça uma ótima experiência ao usuário que o visita, aumentando as chances de conversão: layout, usabilidade e conteúdo.

LAYOUT E USABILIDADE

Para que o usuário se sinta atraído pelo seu site e consiga navegar dentro dele de uma forma prática e intuitiva, o seu site deve contar com um processo chamado User Experience Design, ou UX Design. Através desse conhecimento o designer une elementos visuais, diagramação e arquitetura para criar um site não somente agradável aos olhos, mas que ofereça uma navegabilidade completa e simples ao usuário. Coloque-se no lugar do visitante e descubra o que o seu site precisa para ser fácil de navegar e, principalmente, realizar transações.

CONTEÚDO

Se você procura um produto no Google, o que espera encontrar? Provavelmente tudo sobre ele.

Vamos imaginar que você procura uma camiseta social. Além do preço você quer saber quais tamanhos estão disponíveis, quais possibilidades de cores existem, como se ajusta no corpo, de que material é feito e se a empresa oferece segurança para a sua compra. Isso além de outros detalhes como formas de pagamento, formas de envio, políticas de privacidade, etc.

Se você não consegue ver pela foto como é o produto, não sabe quais tamanhos estão disponíveis e não encontra mais informações necessárias, podemos garantir que você vai procurar em outros sites.

Para certificar que as pessoas encontrem a melhor resposta para o que procuram, o próprio Google utiliza robots que navegam pelos sites “lendo” os seus conteúdos. Através de determinadas métricas ele determina se é relevante ou não, e isso influencia na sua posição da busca orgânica e na qualidade da sua campanha de Google AdWords.

A EXPERIÊNCIA NA PÁGINA DESTINO

Tudo o que explicamos acima vai determinar a experiência do usuário na página de destino, e esse é um dos três fatores que compõem o Índice de Qualidade de uma palavra-chave. Ele pode possuir três status: abaixo da média, médio e acima de média. Quando está abaixo da média você já sabe que precisa otimizar a página para a qual o usuário é levado ao clicar no anúncio, e isso é feito otimizando o conteúdo.

Para visualizar o status da experiência da página de destino das suas palavras –chaves, vá na guia Palavras-Chaves da campanha e passe o mouse sobre o ícone do balão de diálogo.

google_adwords_1

DICAS RÁPIDAS

Se você não sabe por onde começar, separe as perguntas mais comuns feitas pelos seus clientes e responda-as no site da forma mais completa possível e utilizando as palavras-chaves mais relevantes.

Um fator interessante a ser levado em conta é que sempre existe um desejo, um objetivo por trás da procura de um produto ou serviço. Se você mostrar no conteúdo que esse objetivo será preenchido com a aquisição, as chances de conversão são maiores. Hoje muitos sites fazem isso e ainda dão dicas e tutoriais para o público.

dica_1 dica_2

dica_2

 

Se ainda precisar de ajuda para tornar o seu site mais otimizado para o público e para o Google AdWords, contrate um consultor em Marketing Digital. Recomendo a Otimize Marketing.

Leia também “6 dicas para ter resultados no Google com conteúdo para Blog”.