6 Dicas para ter Resultados no Google com Conteúdo para Blog

Tempo de leitura: 4 minutos

[ File # csp5263297, License # 1405142 ] Licensed through http://www.canstockphoto.com in accordance with the End User License Agreement (http://www.canstockphoto.com/legal.php) (c) Can Stock Photo Inc. / jirsak

Hoje é quase impossível não perceber o potencial da Internet para negócios. São milhões de usuários conectados diariamente pesquisando por produtos e serviços em todo o mundo.

Uma empresa que tem um site já está bem à frente de um concorrente que não tem presença online. Entretanto a competição no mundo virtual está cada vez maior. Para aumentar as visitas do seu site, conquistar mais clientes e ganhar mais espaço no mercado, hoje sem dúvida o que se destaca é a produção de conteúdo.

Quanto mais completo e original for o conteúdo do seu website, mais relevante ele se torna para o Google e para seus potenciais clientes, por isso o blog é tão valorizado hoje em dia. Se você quiser mostrar que a sua empresa se destaca em conhecimento e técnica, compartilhe informações relevantes através de um blog atualizado frequentemente.

Além da necessidade de um texto bem redigido, existem algumas técnicas que você pode pôr em prática para criar conteúdo de blog otimizados para o Google.

  1. DEFININDO AS PAUTAS

Caso você ainda não tenha um assunto em mente para escrever, opte por falar sobre aquilo que já está quente nas notícias. Para saber os temas mais discutidos atualmente e ver as últimas notícias sobre eles, vá ao Google Alerts e cadastre os assuntos para receber um alerta sempre que algo novo surgir. Dica: cadastre temas ou palavras-chaves relacionadas aos principais produtos e serviços que sua empresa oferece.

2. DEFININDO O TÍTULO

Dentro do Google AdWords existe a ferramenta Planejador de Palavras-Chaves, que exibe as mais relevantes relacionadas ao que você procura. Selecione algumas e jogue-as na ferramenta KeyWord Tools para palavras long tails (mais longas). As principais e com mais volume de pesquisas devem estar entre os 63 primeiros caracteres do título.

keyword_planner

3. OTIMIZANDO O TEXTO

Para que seu texto tenha relevância na busca orgânica do Google eles devem ter no mínimo 250 palavras e ser originais ou reescritos, em caso de referências. Tente repetir aquelas palavras-chaves utilizadas no título o máximo de vezes possível no decorrer do artigo, com cuidado para não tornar a leitura repetitiva demais; você pode separar em módulos (parágrafos) para ajudar na separação dos tópicos.

Construa link buildings inserindo referências de outros blogs ou artigos do seu próprio site com assuntos relacionados às palavras-chaves.

4. OTIMIZANDO AS IMAGENS

Você pode aproveitar as técnicas de otimização de indexação nas imagens, caso vá inserir alguma em seu artigo. Comece salvando-as no seu computador com a palavra-chave no título e também na legenda que vai aparecer no texto para o leitor. Para tornar a leitura mais agradável, você pode inserir vídeos do YouTube relacionados ao tema e que também tenham a palavra-chave no título ou descrição.

5. APROVEITANDO AS REDES SOCIAIS

conteúdo_para_blog_redes_sociais

As redes sociais também podem ser suas aliadas na hora de criar conteúdo para blog. Quando for inserir o link do seu artigo em alguma rede social utilize encurtadores como goo.gl, bit.ly ou gg.gg, pois além de facilitarem o compartilhamento pelos leitores e promover um link building, não afetam no SEO.

Publique no Twitter, Instagram, Facebook, G+ e outras redes utilizando as palavras-chaves no título e/ou no texto.

Para agilizar e tornar mais prática a publicação em redes sociais, recomendamos o HootSuite e o Instamizer. Assim você consegue compartilhar seus textos de forma rápida e simples!

6. PENSANDO COMO O LEITOR

Mostramos acima 5 técnicas objetivas para construir um conteúdo de qualidade para seu blog. A nossa última dica e talvez a mais valiosa é a de você pensar como seu leitor. Ao escrever um artigo para blog, pense no que o leitor espera encontrar.

Se estiver falando sobre seus produtos ou serviços, inclua as respostas para as perguntas mais comuns que seus clientes já fazem, ou faça uma rápida pesquisa no Google e veja o que mais as pessoas perguntam sobre este produto ou serviço. Quando o leitor encontrar no seu site a resposta para o que ele quer saber, as chances de entrar em contato são maiores.

Assim seus artigos vão ser considerados cada vez mais relevantes, tanto pelo público como pelo Google, e você ou a sua empresa passarão uma imagem de know-how, o que faz toda a diferença em um espaço tão concorrido como a Internet.

Se você não tem interesse em blog ou não quer esperar para seu site ser indexado pelo Google, experimente o Google AdWords. Com ele você anuncia no Google e em milhares de sites da Internet para o público que pode se interessar pelo seu produto ou serviço ou que já procura por eles. Eu recomendo a  Otimize Marketing, uma agência especializada e certificada para cuidar disso.